sexta-feira, 9 de novembro de 2007

CORAGEM

Olá amigo! Estamos aqui, você e eu... Você já ouviu falar de coragem? O que você sabe do significado dessa palavra? Será coragem para você o que é para mim?


Eu estou aqui mais no não ser do que no ser, do não saber de se conhecer. O conhecimento é um ponto fundamental do ser. Alguns têm medo de se conhecer, de se ver. Olham-se no espelho e se iludem com as suas imagens e ficam na superfície das suas aparências, vendo-se como desejam. É preciso ter coragem para se conhecer. Mergulhar fundo no interior e se buscar para se encontrar consigo mesmo...


Buscar conhecer-se necessita de inusitada coragem. Mas essa coragem é só o começo para se chegar ao âmago do profundo que se oculta no ser. Bem, essa coragem vale para essa nossa conversa inicial, do que a coragem significa para mim, do que depois você pode me dizer...

Quando falo em coragem, o faço dentro de um significado diferente do usual, que pode estar ou não de acordo com o seu modo de enxergar...


Para você, eu não sei, mas para alguns, é preciso ter coragem para matar, vencer, destruir o adversário... Para mim não, matar e destruir não é coragem. Qualquer um pode matar e destruir, é tão fácil, o fio da vida é muito tênue, por muito pouco se rompe e a vida se esvai...


A verdadeira coragem para mim está em viver, fazer o bem, salvar vidas, construir, contribuir para a prosperidade, a felicidade e o sucesso de alguém e/ou de muitos, ser amparo e alento para criaturas em desamparo.


Para mim, coragem é viver Jesus Cristo e os ensinamentos de muitos outros Luminares do Conhecimento Superior. Parece ser fácil, mas não é.


Considero coragem, também, a criatura que vive na adversidade e em desvantagem, em um meio social indiferente e insensível, mas que, mesmo assim, não se dobra as facilidades do enriquecimento ilícito engendradas pelas forças do mal.

Da coragem que não é já vi e ouvi o bastante...

É comum ver-se alguém dizendo que é preciso se ter muita coragem para se matar, quando, em verdade, é inteiramente ao contrário.

Matar-se é antes um ato de covardia do que de coragem. Quando alguém chega a matar-se num ato consciente é porque o medo de viver ultrapassou o seu medo de morrer.

Matar-se é, ainda, decretar para si mesmo um atestado de falência física, moral, psicológica e espiritual; de descrença total para consigo, para com a vida e para com DEUS.

Esse medo de viver é decorrente do desgosto para com a vida proveniente de causas inúmeras, de ter também que enfrentar problemas e situações desagradáveis e indesejáveis; e por muitas outras razões mais que não dá para enumerar...

Para essas pessoas é importante que saibam que, mesmo quando nós não consigamos lobrigar saída alguma para alguma situação incômoda e/ou até desesperadora em que nos encontramos, a solução existe acima das nossas capacidades de entender e ver, porquanto a nossa inteligência e o nosso saber é limitado.

E quando não tivermos mais nada para fazer porque já fizemos tudo que estava ao nosso alcance, entreguemo-nos nas mãos do Poder Maior da Vida que Tudo Sabe e Pode e esperemos Nele, confiantes, que a solução virá a caminho por vias desconhecidas, não esperadas...

E quando a solução chegar, ela nos fará melhor e maior para Conosco, com a Vida e o Poder que desta emana.

Assim se dá com todos os que têm a verdadeira coragem de viver que se encontra no Poder Doador da Essência da própria Vida, no Poder da Natureza e de DEUS.

Eu não sei se falei como devia ou queria, só falei por bem do que deve ser do que é falta de muitos no não dever... Não sei como você está me vendo, porque de coragem, muito se fala, embora da verdadeira coragem, poucos entendam...

No poder da vida se encontra o poder para se viver...

Tchau... Tchau... J.H.Ramezoni


segunda-feira, 5 de novembro de 2007

LUTAR O BOM COMBATE

Amigo(a), olá, olá, não deixemos o mundo se acabar... Vamos dar um jeito de melhorar tudo, de se melhorar... É por aí, e tudo vai se contagiando e esbarrando onde não deve se esbarrar que é quando você não quer chutar a bola para frente e/ou para o alto. Bem, não é obrigado ser a bola no pé, pode ser na mão, fazendo a cesta no basquete ou cortando na quadra de vôlei por cima da rede.

Bola para frente pode ser o título de uma bela canção em um lual ao som do violão, mas quando a bola significa ação, habilidade, drible, vocação, de quem com ela se diverte, rodopia, dança e faz o gol da vitória e da comemoração.

Assim é a vida, assim somos nós, você e eu, dois jogadores brincando de viver, de sobreviver, numa luta que se faz feroz que só ganha quem tem garra de ser campeão.

Mas faz bem lutar e é bom para exercitar a paciência de quem sabe aguardar a hora do tempo que se fará perfeito, o tempo ganho conquistado pela perseverança, receita segura que soluciona muitos males e sara muitas feridas...

Da luta que falo, em nada tem a haver com a luta que destrói, mata, faz óbitos, lágrimas, dores, desordens... Da luta que falo, ela só se mostra agora, à maneira de um jasmim que dissemina sua fragrância dominando todo o jardim...

É como a luta falada e concebida por São Paulo, o apóstolo de Jesus, no seu viver: a luta do bom combate.

Esse bom combate é igual à luta contra gigantes... O inimigo surge de todos os lados e em todos os instantes... Às vezes o nosso maior inimigo somos nós mesmos... Então a coisa fica feia... O bonito não é mais bonito, mas um monstro assustador, destruidor, devorador de esperanças, de projetos, de sonhos, de felicidades...

É preciso então pedir socorro aos Poderes do Alto... O SOS é lançado... Faz parte da luta: Sozinhos nós chegamos aos nossos limites... Mas se soubermos ser justos e iguais nos tratos que fizemos, a ajuda chega e a luta termina com a nossa vitória, a vitória dos que não desistiram de querer vencer e acreditaram em si, na Natureza e em DEUS...

Que final feliz!.. Valeu, valeu não, vale tudo... E é para já, para o agora, sem essa de stress meu(minha) amigo(a) camarada.

O som da viola enterneceu meu coração e alojou a razão ao lado. Vou só ouvir... Tchau... Tchau...
J.H.Ramezoni

domingo, 4 de novembro de 2007

ESTAR BEM...

Olá! Como vai você? Está bem? Está mal? Está como estou? Não. Cada um está diferenciado numa condição exclusiva. Bem ou mal é uma generalidade... Às vezes, estar, estar, é o estado de ser que se apresenta no não saber de como se estar. Simplesmente estar...

Eu estou bem ou estou mal representando um estado passageiro que se alterna entre bem e mal, não é, em verdade, estar bem ou mal, porque esse estar bem ou mal está sujeito às influências que podem ocasionar essas alterações eventuais sem serem de ordens fundamentais.

Estar bem ou estar mal nas alternâncias superficiais, sem serem nas essenciais, é simplesmente estar sem se alterar... É um ir e vir no oscilar que se faz transitar entre um e outro sem atingir o âmago da profundidade. É um estado de ser dentro da normalidade oscilatória.

Estar bem de verdade é estar em paz consigo, com os outros e DEUS. É viver sem se deixar levar pelas ilusões do mundo. É fazer, no trânsito desse seu viver efêmero aqui na Terra, um trampolim para um viver eterno, consolidado no trabalho de construção da Paz, do Saber e do Amor.

Estar mal verdadeiramente é não estar em paz consigo, com o próximo e DEUS. É ter percorrido sendas obscuras, em atividades que denotam falta de inteligência, por serem contrárias ao bem-estar e a felicidade de si mesmo.

E nesse caso, o que fazer? Não há nada que não se possa fazer para se desfazer do que é só destruição e ruína e que não serve para ninguém. Lutar com força, poder e perseverança. Crer em DEUS, querer e pedir Sua ajuda. Esse é o começo do recomeço para uma luta de resgate em busca da conquista de uma grande vitória: A reconquista do Bem de si próprio para um estado eterno de Paz e Felicidade.

É isso aí, amigo(a). Pelos efeitos você descobre se algo faz bem ou mal... Vamos fazer o bem vivendo bem... Vamos abraçar a Natureza, o próximo e a DEUS.

Tchau...Tchau... J.H.Ramezoni